SERVIÇOS E ESPECIALIDADES

CONHEÇA AS ESPECIALIDADES DO HIJG
 

Alergologia/Imunologia

Bucomaxilofacial

Cardiologia

Cirurgia Cabeça e Pescoço

Cirurgia Pediátrica – CIPE

Cirurgia Plástica

Dermatologia

Endocrinologia

Fibrose Cística

Equipe Composta por 7 médicos, pneumologistas, nutrólogos, gastroenterologista, e pediatras gerais. A equipe também é composta por nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogas, enfermeiras e técnicas de enfermagem.
O Serviço de Fibrose Cística é integrado ao Serviço de Triagem Neonatal (Teste do Pezinho).
As atividades do Serviço existe há 28 anos, sempre crescendo em atendimento e qualidade, hoje somos referencia Estadual e Nacional para o diagnóstico e tratamento desta grave enfermidade, com índices crescentes de sobrevida e qualidade de vida para os pacientes diagnosticados.
Temos uma grande produção cientifica, com vários publicações em Revistas Nacionais e internacionais, sendo a última em março de 2016, na revista Nutrition in Clinical Practice, a qual encaminho o artigo no próximo email.
O livro Fibrose Cística Equipe Multidisciplinar, de autoria dos profissionais do Serviço de Fibrose Cística do Hospital Infantil Joana de Gusmão, é o primeiro livro brasileiro sobre o tema e está disponível, totalmente gratuito, na internet.
No ano de 2015, um trabalho científico desenvolvido em nosso Serviço alcançou o primeiro lugar no Congresso Brasileiro de Fibrose Cística em Gramado, sendo recebido condecoração da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Em abril de 2016, durante o Congresso Latino Americano de Fibrose Cística, foi lançado o livro Rotinas de Diagnóstico e Tratamento da Fibrose Cística do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Nossos profissionais:

Norberto Ludwig Neto - pneumologista pediátrico e Coordenador do Serviço;
Eduardo Piacentini - pneumologista pediátrico;
Luiz Agea Cútolo - pediatra com foco em doenças respiratórias;
Teresa Velasco - pneumologista pediátrica;
Jose Eduardo Ferreira Pereira - gastroenterologista pediátrico;
Mônica Chang Wayhs - nutróloga;
Vanessa Platt - pediatra;
Eliana Barbosa - nutricionista;
Simone Scheibe - psicóloga;
Ana Carolina Almeida - fisioterapeuta;
Silvia da Siveira - assistente social;
Sonia Palacios - Enfermeira;
Marta Winck - técnica de enfermagem.

Gastroenterologia

Genética

Hematologia

Infectologia

Nefrologia

Neonatologia

Neurologia

Neurocirurgia

Nutrologia

Oftalmologia

Oncologia

Ortopedia

Otorrinolaringologista

Pediatria Geral

A Pediatria é a especialidade médica que cuida do ser humano em crescimento e desenvolvimento. O serviço de Clínica Pediátrica acompanha os pacientes pediátricos com patologias diversas que necessitam de internação hospitalar. Nossos pacientes são aqueles que possuem patologias frequentes na Pediatria, aqueles que possuem várias patologias ou aqueles que ainda não possuem um diagnóstico. 

Desse modo, cuidamos de pacientes com pneumonia, bronquiolite, asma, infecção do trato urinário, diarreia aguda, celulite, abscesso, adenite, mastoidite entre várias outras. Essas patologias podem ser enquadradas dentro de subespecialidades pediátricas, mas como comuns e frequentes são acompanhadas pelo nosso serviço, antigamente conhecido como Pediatria Geral.
Cuidamos também de pacientes que necessitam de cuidados multidisciplinares, ou seja, pacientes crônicos que necessitam de algumas subespecialidades pediátricas ou de outros profissionais como fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Nosso papel: integração do cuidado para que o paciente não seja fragmentado.
Aquelas crianças com sintomas e sinais gerais, como linfonodomegalia e febre de origem indeterminada, que necessitam de investigação para chegar a um diagnóstico etiológico, também ficam sob nossa responsabilidade.
O serviço de Clínica Pediátrica do HIJG se destaca pela alta resolutividade, capacidade técnica de seus profissionais e por estar dentro de um hospital terciário com possibilidade de interface dos pacientes com várias subespecialidades pediátricas e cirúrgicas.

MÉDICOS DO SERVIÇO DE CLÍNICA PEDIÁTRICA

Preceptores

Titulação

Dra. Fabiane Osaku

Pediatra com Residência Médica no HIJG, Reumatologista pela UNIFESP, Título de Especialista em Pediatria

Dr. Fernando Romariz Ferreira

Pediatra com Residência no HU/UFSC, Especialização em Genética Médica pela UNIFESP, Título de Especialista em Pediatria

Dra. Luciana Hammes
de Souza

Pediatra com Residência Médica no HU/UFSC, Título de Especialista em Pediatria e Nutrologia

Dra. Nadyesda Diehl Brandão

Pediatra com Residência no HU/UFSC, Especialização em Reumatologia Pediátrica pela FMUSP, Titulo de Especialista em Pediatria e Reumatologia

Dra. Paola Marian Bridi

(Chefe do Serviço)

Pediatra com Residência Médica no HIJG

Dr. Roberto Morais

Pediatra com Residência Médica no HIJG

Dra. Vanessa Baulé

Pediatra com Residência Médica no HIJG, Especialização em Gestão/Saúde Pública pela UNICAMP, Aperfeiçoamento em Alergoimunologia pela FMUSP, Título de Especialista em Pediatria

Psiquiatria

Reumatologia

Saúde Mental

GRUPO DE SAÚDE MENTAL


No ano de 2008, uma equipe multidisciplinar passou a fazer parte do quadro do Hospital Infantil, no ambulatório, com um serviço voltado ao atendimento para adolescentes e suas famílias. Era chamado de AMA - Atenção Multidisciplinar ao Adolescente. Com a aposentadoria de vários destes profissionais, o serviço foi reestruturado com outros profissionais do HIJG e passou a atender não somente adolescentes, mas também crianças. A sigla AMA, não atendia mais os objetivos do novo grupo, que passou a ter como denominação Grupo de Saúde Mental.

Objetivo: Realizar atendimento ambulatorial com crianças, adolescentes e famílias, numa perspectiva multidisciplinar, tendo como base os pressupostos de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento, em consonância com o que apregoa o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - lei nº 8.069 de julho de 1990 e o SUS - Sistema Único de Saúde.

A equipe é formada por 2 psiquiatras, 1 hebiatra, 1 assistente social, 1 pedagoga, 1 fonoaudióloga, 1 nutricionista e 1 técnica administrativa.


Situações alvo: o Grupo de Saúde Mental atenderá crianças e adolescentes encaminhados pelas Unidades de Saúde locais, Conselhos Tutelares, Promotoria da Infância e Juventude, Escolas, Ambulatório do HIJG, demanda espontânea e outras instituições que atuem na área da infância e adolescência. A população atendida poderá estar ou não apresentando agravos na saúde integra. Dentre estes agravos salientamos:

A - sofrimento psíquico severo - transtornos de comportamento, alimentares, de humor e psicóticos;
B - transtornos de desenvolvimento neuropsiquiátricos;
C - situações de vulnerabilidade psicossocial:

alterações no crescimento e desenvolvimento;
dificuldades e conflitos psicoemocionais;
conflitos familiares;
dificuldades no processo de socialização;
problemas de aprendizagem e adaptação no contexto escolar;
crianças e adolescentes vítimas e geradores de violência.


Faixa etária atendida: crianças e adolescentes até 14 anos e 11 meses.
Informações: 3251-9261

 Urologia

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800