EMERGÊNCIA EXTERNA
CONHEÇA OS PROCEDIMENTOS
O HIJG conta com equipe especializada, preparada para atender casos graves, 24 horas por dia, disponível para prestar socorro nas situações de emergência, ou seja, naquelas em que a criança corre risco de vida.
A Emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão conta com toda estrutura necessária para prestar assistência de alta complexidade obedecendo as definições e orientações da política Nacional de Humanização para área de urgência e emergência para todo o estado de Santa Catarina.
É referência para a maioria das especialidades pediátricas, excetuando-se (no momento) psiquiatria pediátrica.
A unidade conta com equipe médica de 20 profissionais das mais diversas áreas do conhecimento pediátrico para adequar o atendimento de nossos pacientes. Além disso, conta com equipe de enfermeiros 24 horas, equipe de técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.
ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
A Emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão conta com o Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR), um instrumento qualificado, com fundamentação científica, que padroniza e melhora a organização das portas de entrada dos serviços de urgência e emergência, e garante a equidade nas emergências, ou seja, é a mudança de paradigma do atendimento por ordem de chegada, que quanto maior o grau de sofrimento, agravo à saúde e potencial de risco de morte, mais breve será o usuário atendido.
O PCACR estratifica o risco em cinco níveis distintos (cinco prioridades e cores) e orienta o tempo médio de espera para o atendimento.
Prioridade máxima: Atendimento imediato dos usuários com falência declarada e ou iminente de uma função vital.
Prioridade alta: Atendimento aos usuários com queixa ou em situação clínica que pode indicar uma falência de uma função vital a curto prazo.
Prioridade média: Atendimento dos usuários em situação clinica que se persistir por muito tempo sem intervenção pode causar falência do orgão.
Prioridade baixa: Atendimento dos usuários em situação clínica que precisa ser avaliada, mas não apresenta sinais de falência de orgão.
Pioridade mínima: Atendimento dos usuários em situação clínica sem risco.
O SAMU Santa Catarina oferece cobertura de atendimento em 100% do território catarinense, ganhando destaque entre outros SAMUs do Brasil. No Estado temos 26 USAs, 95 USBs, 02 Helicópteros (asa rotativa) 02 aeronaves asa fixa.
A função da Emergência é atender usuários que estejam em estado de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA. São crianças e adolescentes que correm risco iminente de vida. Saber disso é primordial para o bom funcionamento da Emergência Externa. O uso consciente por parte dos usuários melhora o funcionamento da unidade. Por isso, é importante reforçar que nos casos de menor gravidade a população procure o Posto de Saúde ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Isso garante o pleno funcionamento do SUS e a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais.
Lembre-se que a Emergência Externa do HIJG é para prestar socorro, não é consulta. Os serviços de emergência oferecidos pelos hospitais estão sendo usados para substituir o atendimento pediátrico em consultório. Quando isso acontece, os casos realmente emergenciais, ou seja, aqueles que necessitam atenção imediata da equipe especializada ficam em prejuízo. O aumento do número de casos não emergenciais na Emergência Externa lota a unidade, causando, além da demora do atendimento às crianças e adolescentes que precisam de intervenção imediata, ainda, desconforto a todos.
Emergência:
Não troca receitas;
Não realiza check-ups;
Não fornece atestados de saúde;
Não busca consultas para pacientes;
Não antecipa consulta ambulatorial;
Não fornece encaminhamentos para especialistas;
Não troca pedidos de exames (Rx, Ultrassom, Tomografia de crânio, etc);
Não troca sondas, não retira pontos, não troca curativos (exceto em caso de urgência).
Conheça nossa equipe:
Coordenador médico – Dr. Roberto Souza Morais
Médico pediatra, atuante nos setores de emergência, enfermaria de pediatria geral e Equipe de Violência à Criança e ao Adolescente - CRM SC 3441.
Contato: robertosmorais@uol.com.br
Coordenadora da enfermagem: Enfermeira Izabel Cristina Ribeiro Guimarães - COREN/SC 617905
A equipe médica da emergência do Hospital Infantil é constituída de profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento pediátrico.
OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC
A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.
Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.
Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.