EMERGÊNCIA EXTERNA

CONHEÇA OS PROCEDIMENTOS 
 

O HIJG conta com equipe especializada, preparada para atender casos graves, 24 horas por dia, disponível para prestar socorro nas situações de emergência, ou seja, naquelas em que a criança corre risco de vida.
A Emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão conta com toda estrutura necessária para prestar assistência de alta complexidade obedecendo as definições e orientações da política Nacional de Humanização para área de urgência e emergência para todo o estado de Santa Catarina.
É referência para a maioria das especialidades pediátricas, excetuando-se (no momento) psiquiatria pediátrica.

A unidade conta com equipe médica de 20 profissionais das mais diversas áreas do conhecimento pediátrico para adequar o atendimento de nossos pacientes. Além disso, conta com equipe de enfermeiros 24 horas, equipe de técnicos de enfermagem e fisioterapeutas em regime de sobreaviso. 

 

ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

 

prioridades e encaminhamento pcacr

A Emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão conta com o Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR), um instrumento qualificado, com fundamentação científica, que padroniza e melhora a organização das portas de entrada dos serviços de urgência e emergência, e garante a equidade nas emergências, ou seja, é a mudança de paradigma do atendimento por ordem de chegada, que quanto maior o grau de sofrimento, agravo à saúde e potencial de risco de morte, mais breve será o usuário atendido.

O PCACR estratifica o risco em cinco níveis distintos (cinco prioridades e cores) e orienta o tempo médio de espera para o atendimento.

 Prioridade máxima:  Atendimento imediato dos usuários com falência declarada e ou iminente de uma função vital.
 Prioridade alta:  Atendimento aos usuários com queixa ou em situação clínica que pode indicar uma falência de uma função vital a curto prazo.
 Prioridade média:   Atendimento dos usuários em situação clinica que se persistir por muito tempo sem intervenção pode causar falência do orgão.
 Prioridade baixa:  Atendimento dos usuários em situação clínica que precisa ser avaliada, mas não apresenta sinais de falência de orgão.
 Pioridade mínima:   Atendimento dos usuários em situação clínica sem risco.

O SAMU Santa Catarina oferece cobertura de atendimento em 100% do território catarinense, ganhando destaque entre outros SAMUs do Brasil. No Estado temos 26 USAs, 95 USBs, 02 Helicópteros (asa rotativa) 02 aeronaves asa fixa.

  

A função da Emergência é atender usuários que estejam em estado de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA. São crianças e adolescentes que correm risco iminente de vida. Saber disso é primordial para o bom funcionamento da  Emergência Externa. O uso consciente por parte dos usuários melhora o funcionamento da unidade. Por isso, é importante reforçar que nos casos de menor gravidade a população procure o Posto de Saúde ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Isso garante o pleno funcionamento do SUS e a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais.

Lembre-se que a Emergência Externa do HIJG é para prestar socorro, não é consulta. Os serviços de emergência oferecidos pelos hospitais estão sendo usados para substituir o atendimento pediátrico em consultório. Quando isso acontece, os casos realmente emergenciais, ou seja, aqueles que necessitam atenção imediata da equipe especializada ficam em prejuízo. O aumento do número de casos não emergenciais na Emergência Externa lota a unidade, causando, além da demora do atendimento às crianças e adolescentes que precisam de intervenção imediata, ainda, desconforto a todos.

 

Emergência:

Não troca receitas;

Não realiza check-ups;

Não fornece atestados de saúde;

Não busca consultas para pacientes;

Não antecipa consulta ambulatorial;

Não fornece encaminhamentos para especialistas;

Não troca pedidos de exames (Rx, Ultrassom, Tomografia de crânio, etc);

Não troca sondas, não retira pontos, não troca curativos (exceto em caso de urgência).

 

Conheça nossa equipe:

Coordenador médico – Dr. Roberto Souza Morais
Médico pediatra, atuante nos setores de emergência, enfermaria de pediatria geral e Equipe de Violência à Criança e ao Adolescente - CRM SC 3441.
Contato: robertosmorais@uol.com.br

Coordenadora da enfermagem: Enfermeira Cristiene Ramos Fernandes - COREN 733121

 

A equipe médica da emergência do Hospital Infantil é constituída de profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento pediátrico.

São eles:

Dra. Agustina Nigro
Dra. Aline Carvalho Simões
Dra. Aline de Souza Rusch
Dra. Amanda Romie Guimarães Moura
Dra. Ana Luiza Cim Ribeiro de Souza
Dr. Daniel Faraco Neto
Dra. Denise Aparecida Nogueira de Lima
Dra. Ellen Ferreira de Britto
Dra. Fabianna Andrade Ribeiro
Dra. Fernanda Bassit Bogossian
Dr. Fernando Romariz Ferreira
Dra. Flávia M. Zandavalli N. da Fontoura
Dra. Isabela Scheidt Prazeres
Dra. Ivana Krusser Vanin
Dra. Karyne Vieira Assis Filho
Dr. Lucas Campos de Araujo
Dra. Luciana Hammes
Dr. Marcos Paulo Guchert
Dra. Maria Cristina de Souza Neto
Dra. Mariana Arruda Alves de Lima
Dra. Mirella Avila Torquato
Dra. Paula França Albuquerque Mello
Dra. Paola Marian Bridi
Dr. Rafael Bokehi Nigri
Dra. Raquel Reno Lisboa
Dr. Roberto Souza Morais
Dra. Saionara da Cas
Dra. Sylvia Kowalski Pereira
Dra. Tatiana Bez Bart Titericz

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800