EMERGÊNCIA EXTERNA
CONHEÇA OS PROCEDIMENTOS
O HIJG conta com equipe especializada, preparada para atender casos graves, 24 horas por dia, disponível para prestar socorro nas situações de emergência, ou seja, naquelas em que a criança corre risco de vida.
A Emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão conta com toda estrutura necessária para prestar assistência de alta complexidade obedecendo as definições e orientações da política Nacional de Humanização para área de urgência e emergência para todo o estado de Santa Catarina.
É referência para a maioria das especialidades pediátricas, excetuando-se (no momento) psiquiatria pediátrica.
A unidade conta com equipe médica de 20 profissionais das mais diversas áreas do conhecimento pediátrico para adequar o atendimento de nossos pacientes. Além disso, conta com equipe de enfermeiros 24 horas, equipe de técnicos de enfermagem e fisioterapeutas em regime de sobreaviso.
ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

A Emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão conta com o Sistema de Avaliação de Risco, onde a classificação da gravidade é definida por cores. Dessa forma, os casos de urgência e emergência são atendidos rapidamente, passando na frente de casos menos urgentes.
No momento da triagem, os pacientes recebem uma pulseira indicando a gravidade do caso, e o tempo médio de espera para atendimento.
Pulseira vermelha: Atendimento imediato dos pacientes graves visando afastar o risco imediato de morte, realização de exames diagnósticos e posterior encaminhamento para tratamento clínico, cirúrgico, observação ou alta.
Pulseira amarela: Atendimento semi-imediato e que deve ser realizado no máximo em trinta minutos de espera.
Pulseira verde: Atendimento de espera oportuna indicado para pacientes não críticos, para observação ou internação clínica ou cirúrgica
Pulseira Azul: Pacientes com quadro simples e prioridade secundário, com tempo de espera indefinido, dependendo do fluxo de pacientes nas outras cores.
A função da Emergência é atender pacientes que estejam em estado de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA. São crianças que correm risco eminente de vida.
Saber disso é primordial para o bom funcionamento da Emergência Externa. O uso consciente por parte dos usuários melhora o funcionamento da unidade.
Lembre-se que a Emergência Externa do HIJG é para prestar socorro, não é consulta.
Os serviços de emergência oferecidos pelos hospitais estão sendo usados para substituir o atendimento pediátrico em consultório. Quando isso acontece, os casos realmente emergenciais, ou seja, aqueles que necessitam atenção imediata da equipe especializada ficam em prejuízo.
O aumento do número de casos não emergenciais na Emergência Externa lota a unidade, causando, além da demora do atendimento às crianças que precisam de intervenção imediata, ainda, desconforto a todos.
Lembre-se: a Emergência Externa deve ser procurada em caso de urgências ou emergências, ou seja, em situações em que a criança corre risco de vida.
Emergência Externa é socorro, e não consulta!
Emergência:
Não troca receitas;
Não realiza check-ups;
Não fornece atestados de saúde;
Não busca consultas para pacientes;
Não antecipa consulta ambulatorial;
Não fornece encaminhamentos para especialistas;
Não troca pedidos de exames (Rx, Ultrassom, Tomografia de crânio, etc);
Não troca sondas, não retira pontos, não troca curativos (exceto em caso de urgência).
Conheça nossa equipe:
Coordenador médico – Dr. Roberto Souza Morais
Médico pediatra, atuante nos setores de emergência, enfermaria de pediatria geral e Equipe de Violência à Criança e ao Adolescente - CRM SC 3441.
Contato: robertosmorais@uol.com.br
Coordenadora da enfermagem: Luiza Stella Dalva da Cunha - COREN 274716
A equipe médica da emergência do Hospital Infantil é constituída de profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento pediátrico.
São eles:
Dra. Agustina Nigro
Dra. Aline Carvalho Simões
Dra. Amanda Romie Guimarães Moura
Dra. Ana Luiza Cim Ribeiro de Souza
Dra. Bruna da Rosa e Silva
Dr. Daniel Faraco Neto
Dra. Danieli Francine Pastre
Dra. Ellen Ferreira de Britto
Dra. Fabianna Andrade Ribeiro
Dra. Fernanda Bassit Bogossian
Dr. Fernando Romariz Ferreira
Dra. Flávia M. Zandavalli N. da Fontoura
Dra. Isabel Cristina Gonçalves
Dra. Isabela Scheidt Prazeres
Dra. Ivana Krusser Vanin
Dra. Jessica Mallamnn Erbes C. Martins
Dra. Karyne Vieira Assis Filho
Dr. Marcos Paulo Guchert
Dra. Maria Cristina de Souza Neto
Dra. Mariana Arruda Alves de Lima
Dra. Mariana Straioto Gomes
Dra. Marjorie Araujo Monteiro
Dra. Mirella Avila Torquato
Dra. Paula França Albuquerque Mello
Dra. Rhanara Caroline de Almeida
Dr. Roberto Souza Morais
Dra. Saionara da Cas
Dra. Sylvia Kowalski Pereira
Dra. Tatiana Bez Bart Titericz
Dra. Tatiana Silva Tellechea

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC
A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.
Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.
Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.