BIBLIOTECA
CONHEÇA
Criada em 1980, o Serviço de Biblioteca do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti - CEMSC teve como organizadora a Bibliotecária Eliane Garcez Pinto da Luz que, coletando doações bibliográficas junto ao corpo clínico do HIJG, deu origem a seu primeiro acervo.
Hoje, sob a coordenação do Biblioteconomista Luiz Carlos Peres, a Biblioteca conta com materiais de informação atualizados, ambiente climatizado e silencioso para pesquisa e leitura de entretenimento.
Através do Laboratório de Informática, o usuário tem acesso a Internet, disponibilizando assim inúmeras bases de dados nacionais e estrangeiras, acompanhando desta forma os avanços tecnológicos e terapêuticos da área da saúde.
Sua principal meta é servir de suporte informacional aos Programas de Residência Médica, estagiários e profissionais de saúde pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão, bem como a toda comunidade médica.
Tem como missão "Contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento, ensino, pesquisa e atenção da saúde pediátrica catarinense, atendendo, desta forma, as necessidades científicas dos profissionais ligados à pediatria”.

Serviços e produtos:
Consulta local
Empréstimo domiciliar de todos os materiais não seriados;
Comutação bibliográfica on-line "comut”;
Levantamento bibliográfico on-line (revisão de bibliografia especializada);
Normalização de documentos científicos (formatação pelas ABNT, VANCOUVER)
Reprografia (serviço de xerox);
Serviço de alerta (reprodução dos sumários dos Periódicos recebidos), divulgação das novas aquisições através de folder, cartazes, etc;
Acesso à internet (navegação virtual) nas inúmeras bases de dados disponíveis na área médica.
Banco de dados com texto na íntegra:
Acesso a CAPES – serviço prestado pelo Ministério da Educação que disponibiliza 7.500 títulos de revistas com texto free. http://www.capes.gov.br (através do VPN da UFSC)
Acesso ao Uptodate - 0 banco de dados com textos randomizados.
Dispõe de:
Laboratório de informática com 12 computadores
Sala de estudo em grupo
Salão de leitura com 16 lugares
Sala de atendimento e tratamento técnico
WiFi em todos ambientes.
Material de Informação científica:
1000 obras bibliográficas
05 assinaturas de periódicos científicos internacionais impresso
02 assinaturas de jornais de circulação local e nacional
01 assinatura de revista de entretenimento.
Serviço de Referência
O Serviço de Referência destina-se a dar apoio aos usuários para o uso e exploração dos recursos de informação impressos, eletrônicos ou virtuais, existentes no Serviço de Biblioteca e Documentação do HIJG ou disponibilizados na web.
Atividades desenvolvidas:
Auxílio na busca de bibliografia no acervo local;
Empréstimo domiciliar;
Empréstimo de livros, dvd e periódico a todos os sócios do CEMSC;
Empréstimo inter-bibliotecas da saúde;
Empréstimo de material e reprodução para as 08 bibliotecas da Secretaria de Estado da Saúde;
Revisão sistemática;
Recuperação nas diversas bases de dados disponibilizadas na Internet gratuitamente ou conveniadas pela Biblioteca;
Recuperação de artigos na Integra;
Treinamento na utilização dos recursos eletrônicos e bibliográficos.
SERVIÇO DE BIBLIOTECONOMIA HOSPITALAR
Bibliotecário: Marcelo Ladislau da Silva
Endereço: Rua Rui Barbosa, 152 - Agronômica - 88025-301 - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Fone (048) 3251-9098/9153
E-mail: bibliotecahijg@saude.sc.gov.br
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Segunda a quinta das 07h00 às 19h00 ininterruptamente
Sexta-feira e véspera de feriados das 07h00 às 17h00.
OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC
A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.
Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.
Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.