BIBLIOTECA

CONHEÇA

Criada em 1980, o Serviço de Biblioteca do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti - CEMSC teve como organizadora a Bibliotecária Eliane Garcez Pinto da Luz que, coletando doações bibliográficas junto ao corpo clínico do HIJG, deu origem a seu primeiro acervo.

Hoje, sob a coordenação do Biblioteconomista Luiz Carlos Peres, a Biblioteca conta com materiais de informação atualizados, ambiente climatizado e silencioso para pesquisa e leitura de entretenimento.

Através do Laboratório de Informática, o usuário tem acesso a Internet, disponibilizando assim inúmeras bases de dados nacionais e estrangeiras, acompanhando desta forma os avanços tecnológicos e terapêuticos da área da saúde.

Sua principal meta é servir de suporte informacional aos Programas de Residência Médica, estagiários e profissionais de saúde pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão, bem como a toda comunidade médica.


Tem como missão "Contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento, ensino, pesquisa e atenção da saúde pediátrica catarinense, atendendo, desta forma, as necessidades científicas dos profissionais ligados à pediatria”.

Biblioteca do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti - CEMSC
Biblioteca do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti - CEMSC

Serviços e produtos:

Consulta local

Empréstimo domiciliar de todos os materiais não seriados;

Comutação bibliográfica on-line "comut”;

Levantamento bibliográfico on-line (revisão de bibliografia especializada);

Normalização de documentos científicos (formatação pelas ABNT, VANCOUVER)

Reprografia (serviço de xerox);

Serviço de alerta (reprodução dos sumários dos Periódicos recebidos), divulgação das novas aquisições através de folder, cartazes, etc;

Acesso à internet (navegação virtual) nas inúmeras bases de dados disponíveis na área médica.

Banco de dados com texto na íntegra:

Acesso a CAPES – serviço prestado pelo Ministério da Educação que disponibiliza 7.500 títulos de revistas com texto free. http://www.capes.gov.br (através do VPN da UFSC)

 Acesso ao Uptodate - 0 banco de dados com textos randomizados.

Dispõe de:

Laboratório de informática com 12 computadores

Sala de estudo em grupo

Salão de leitura com 16 lugares

Sala de atendimento e tratamento técnico

WiFi em todos ambientes.

Material de Informação científica:

1000 obras bibliográficas

05 assinaturas de periódicos científicos internacionais impresso

02 assinaturas de jornais de circulação local e nacional

01 assinatura de revista de entretenimento.

Recursos humanos:

1 bibliotecário coordenador

1 auxiliar

1 Agente de higienização

Serviço de Referência

O Serviço de Referência destina-se a dar apoio aos usuários para o uso e exploração dos recursos de informação impressos, eletrônicos ou virtuais, existentes no Serviço de Biblioteca e Documentação do HIJG ou disponibilizados na web.

Atividades desenvolvidas:

Auxílio na busca de bibliografia no acervo local;

Empréstimo domiciliar;

Empréstimo de livros, dvd e periódico a todos os sócios do CEMSC;

Empréstimo inter-bibliotecas da saúde;

Empréstimo de material e reprodução para as 08 bibliotecas da Secretaria de Estado da Saúde;

Revisão sistemática;

Recuperação nas diversas bases de dados disponibilizadas na Internet gratuitamente ou conveniadas pela Biblioteca;

Recuperação de artigos na Integra;

Treinamento na utilização dos recursos eletrônicos e bibliográficos.

SERVIÇO DE BIBLIOTECONOMIA HOSPITALAR

Bibliotecário: Marcelo Ladislau da Silva
Endereço: Rua Rui Barbosa, 152 - Agronômica - 88025-301 - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Fone (048) 3251-9098/9153 
E-mail: bibliotecahijg@saude.sc.gov.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a quinta das 07h00 às 19h00 ininterruptamente
Sexta-feira e véspera de feriados das 07h00 às 17h00.

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800