BIBLIOTECA

Criada em 1980, o Serviço de Biblioteca do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti - CEMSC teve como organizadora a Bibliotecária Eliane Garcez Pinto da Luz que, coletando doações bibliográficas junto ao Corpo Clínico do HIJG, deu origem a seu primeiro acervo. Em 1987, já sob a coordenação do Biblioteconomista Luiz Carlos Peres, a Biblioteca teve seu espaço ampliado, serviços e produtos implantados. Hoje a Biblioteca conta com materiais de informação atualizados, ambiente climatizado e silencioso para pesquisa e leitura de entretenimento.

Através do Laboratório de Informática, o usuário tem acesso à Internet, disponibilizando assim inúmeras bases de dados nacionais e estrangeiras, acompanhando desta forma os avanços tecnológicos e terapêuticos da área da saúde.

Meta:

Servir de suporte informacional aos Programas de Residência Médica, estagiários e profissionais de saúde pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão, bem como a toda comunidade médica.


Missão:

"Contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento, ensino, pesquisa e atenção da saúde pediátrica catarinense, atendendo, desta forma, as necessidades científicas dos profissionais ligados à pediatria”.

Biblioteca do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti - CEMSC
Biblioteca do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti - CEMSC

Serviços e produtos:

Acesso à Internet

Apoio reprográfico (fotocópias, digitalização e impressão) ;

Comutação bibliográfica

Consulta local

Empréstimo domiciliar

Levantamento bibliográfico

Sumários Biomédicos Correntes

Banco de dados com texto na íntegra:

Acesso a CAPES – Serviço prestado pelo Ministério da Educação que disponibiliza 7.500 títulos de revistas com texto free.

https://www-periodicos-capes-gov-br.ez46.periodicos.capes.gov.br/index.php?

 

Acesso ao Uptodate - Fonte de informação que oferece recomendações médicas atuais, classificadas e embasadas em evidências, aos profissionais de saúde. Seu conteúdo é elaborado por uma equipe editorial formada por mais de 6.300 médicos de renome mundial

https://www.uptodate.com/login

Dispõe de:

Laboratório de informática com 09 computadores

Salão de leitura com 24 lugares

Sala de atendimento e tratamento técnico

WiFi em todos os ambientes

Acervo científico:

O acervo da Biblioteca possui cerca de 2000 itens compostos por livros impressos e repositório institucional da produção acadêmica e científica dos médicos residentes.

Disponibiliza ainda o Portal Capes, biblioteca virtual com mais de 37.000 títulos de periódicos com acesso ao texto na íntegra.  

Recursos humanos:

Auxiliar de Biblioteca: Lucinara Iracema Muniz Vieira

Auxiliar de Biblioteca: Sofia Lúcia Coelho Duarte

Serviço de Referência

O Serviço de Referência destina-se a dar apoio aos usuários para o uso e exploração dos recursos de informação impressos, eletrônicos ou virtuais, existentes no Serviço de Biblioteca e Documentação do HIJG ou disponibilizados na web.

SERVIÇO DE BIBLIOTECONOMIA HOSPITALAR

Bibliotecário: 
Endereço: Rua Rui Barbosa, 152 - Agronômica - 88025-301 - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Fone (048) 3664-3282
E-mail: bibliotecacemsc@gmail.com

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a Sexta

07:00 às 19:00

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800