APOIO AO DIAGNÓSTICO TERAPÊUTICO

CONHEÇA 
 

Farmácia

Fisioterapia

Fonoaudiologia
 Você sabia que a língua presa prejudica não somente a fala, mas também funções como sugar, deglutir e mastigar?

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), a partir da Lei Federal 13.004/2014, agregou o Teste da Linguinha como protocolo em crianças de até dois anos. O Serviço de Fonoaudiologia do hospital abraçou a causa, mobilizando outras instituições do Estado, como o Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes e a Maternidade Carmela Dutra, além de secretarias municipais de Saúde. As maternidades, especialmente as da Grande Florianópolis, criaram seus fluxos de trabalho internos, assim como fez o HIJG, que mantém o Ambulatório de Avaliação de Frênulo Lingual.

Dessa mobilização veio o apoio do Núcleo de Saúde Bucal do Estado de SC/SES, sendo criado, a partir de 2015, o Grupo de Trabalho em Anquiloglossia, do qual fazem parte também os Serviços de Fonoaudiologia e Odontologia do HIJG. Desde então, diversas capacitações foram realizadas em todo o Estado e muitos centros de especialidades odontológicas aderiram aos protocolos que avaliam a língua presa, a Anquiloglossia.

No momento em que o profissional qualificado, como o fonoaudiólogo, o médico otorrinolaringologista ou outro especialista, detecta a língua presa, pode encaminhar o bebê para o profissional de Odontologia ou médico, que fará o procedimento mais adequado a cada caso, liberando o frênulo lingual para garantir a movimentação da linguinha em todas as suas possibilidades e funções.
O protocolo de avaliação do frênulo da língua para bebês foi desenvolvido durante o mestrado da fonoaudióloga Roberta Lopes de Castro Martinelli, na Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo.

O Projeto de Lei nº 4.832/12 que “obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil”, foi sancionado pela Presidência da República e se converteu na Lei nº 13.002, de 20 de junho de 2014. Por isso, anualmente, em 20 de junho é lembrado o Dia Nacional do Teste da Linguinha. Com a aprovação dessa lei, o Brasil torna-se o primeiro país a oferecer o teste em todas as maternidades, abrindo mais um campo de atuação para os profissionais da saúde e beneficiando a população.

Nutrição

Pedagogia

Psicologia

Serviço Social Serviço de Diagnóstico por Imagem

Radiologia

Ultrassonografia

Tomografia

Contrastados

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800