REGISTRO HOSPITALAR DE CÂNCER

CONHEÇA 

 

Os registros de câncer fazem parte de um sistema de vigilância estruturado que fornece informações fundamentais para o planejamento e o monitoramento da efetividade de Programas de controle de câncer.
Os dados disponíveis em relação à ocorrência da doença, a mortalidade e a sobrevida,
permitem analisar a magnitude do problema no Brasil, bem como possibilitam a formulação de hipóteses causais para o desenvolvimento da mesma. As informações obtidas dos registros de câncer auxiliam também na avaliação dos avanços tecnológicos aplicados à prevenção e ao tratamento.
O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) é centro de referência para o câncer na faixa
etária pediátrica no Estado de Santa Catarina, além de ter sido certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino. Constitui-se, portanto, em campo de estágio para os alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação nas áreas médica, de enfermagem, psicologia, fisioterapia, pedagogia, educação física, e outras áreas afins.
Os residentes do segundo ano, na especialidade de pediatria, possuem na sua formação
médica, atividades desenvolvidas no ambulatório e enfermaria do Serviço de Onco-hematologia, visando principalmente o reconhecimento dos sinais/sintomas associados ao diagnóstico do câncer, bem como o atendimento das principais intercorrências clínicas nesses pacientes. No ano de 2008, nossa instituição iniciou a residência médica em cancerologia pediátrica, visando realizar a capacitação técnica de profissionais nesta especialidade no Estado de Santa Catarina.
No HIJG, o Registro Hospitalar de Câncer (RHC) foi oficialmente implantado no ano de
2002. A primeira publicação do mesmo ocorreu no ano de 2004 e foi referente aos dados coletados no período de 1999 a 2003.
A presente publicação se refere aos dados epidemiológicos coletados no período de 2004 a
2008 e visa apresentar informações que possam contribuir para o entendimento da doença e para o planejamento de políticas mais eficazes de enfrentamento do câncer.

Revista 2004 a 2008

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800