HUMANIZAÇÃO

CONHEÇA 

 

Grupo de Trabalho de Humanização - GTH

Por Humanização, entendemos a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores. Os valores que norteiam esta política são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a co-responsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a construção de redes de cooperação e de participação coletiva no processo de gestão.

Queremos um Sistema Único de Saúde com novas fórmulas e mudanças, por isso a implementação na Política Nacional de Humanização, da Atenção e Gestão no SUS - “Humaniza SUS”.

REGIMENTO INTERNO HUMANIZAÇÃO

Atenção Humanizada
O Serviço de Atenção Humanizada foi estruturado no HIJG em 2003 com o objetivo de coordenar, implantar e implementar ações de humanização, bem como as diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização.
Possui área física própria, com conforto térmico e informatização e é constituído por dois médicos pediatras, uma psicóloga, dois funcionários administrativos e dois estagiários de Psicologia.

Política Nacional de Humanização - PNH
Entende-se por humanização :

- Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores;
- Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos;
- Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos;
- Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva e no processo de gestão;
- Identificação das dimensões de necessidades sociais, coletivas e subjetivas de saúde;
- Mudanças nos modelos de gestão, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e do próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho;
- Compromisso com a ambiência melhoria das condições de trabalho e de atendimento.


Diretrizes PNH
Por diretrizes, entendem-se as orientações gerais de determinada política.
No caso da PNH suas diretrizes apontam, no sentido da:
1. Ambiência;
2. Clínica ampliada;
3. Co-gestão e gestão participativa;
4. Valorização do trabalho e saúde do trabalhador;
5. Acolhimento com classificação de risco;
6. Direitos e deveres do usuário

Dispositivos da PNH
Dispositivo é um arranjo de elementos, que podem ser concretos, (ex. uma reforma arquitetônica, uma decoração, um manual de instrução e/ou materiais, ex: conceitos, valores, atitudes) mediante o qual se faz funcionar, se catalisa ou se potencializa um processo.
Na PNH, foram envolvidos vários dispositivos que foram acionados nas práticas de produção de saúde, envolvendo coletivos e visando promover mudanças nos modelos de atenção e gestão:

1. Acolhimento com classificação de risco;
2. Equipes de referência e de apoio matricial;
3. Projeto terapêutico singular e projeto de saúde coletivo;
4. Projeto de construção coletiva da ambiência;
5. Colegiados de gestão;
6. Contratos de gestão;
7. Sistema de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde: gerência de “porta aberta”, ouvidorias, grupos focais de pesquisa de satisfação;
8. Projeto “acolhendo os familiares/ rede social participante”, visita aberta, direito do acompanhante;
9. Programa de formação em saúde do trabalhador e comunidade ampliada de pesquisa;
10. Programa de qualidade de vida e saúde para os trabalhadores da saúde;
11. Grupo de trabalho de humanização.

GTH
Espaço coletivo organizado, participativo, democrático, que funciona à maneira de um órgão colegiado que se destina a empreender uma política institucional, que resgata os valores de universalidade integralidade e aumento da eqüidade na assistência e democratização e gestão, em benefício dos usuários e dos trabalhadores de saúde.

OUVIDORIA

Serviço representativo de demandas do usuário e/ou trabalhador da saúde e instrumento gerencial na medida em que mapeia –problemas, aponta áreas críticas estabelece a intermediação das relações promovendo a aproximação das instâncias gerenciais.

VISITA ABERTA E DIREITO DE ACOMPANHANTE

É um dispositivo que amplia as possibilidades de acesso para os visitantes de forma a garantir o elo entre o paciente, sua rede social e os de mais serviços da rede de saúde, mantendo latente o projeto de vida do paciente.

COLEGIADO GESTOR

Em um modelo de gestão participativa centrado no trabalho em equipe e na construção coletiva, os colegiados gestores garantem o compartilhamento de poder, a co-análise, a co-gestão e a co-avaliação. A direção das unidades de saúde tem diretrizes, pedidos que são apresentados para os colegiados como propostas que devem ser analisadas, reconstituídas e pactuadas.

ACOLHIMENTO

Recepção do usuário, desde sua chegada, responsabilizando-se integralmente por ele, ouvindo sua queixa, permitindo que ele expresse sua preocupações, angústias, e ao mesmo tempo, colocando os limites necessários, garantindo atenção resolutiva e articulação com os outros serviços de saúde para continuidade para assistência quando necessária.

AMBIÊNCIA

Ambiente físico, social, profissional e de relação interpessoal que deve estar relacionado a um projeto de saúde voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humana.

CLÍNICA AMPLIADA

A proposta da clínica ampliada é ser um instrumento para que os trabalhadores e gestores da saúde possam enxergar e atuar na clínica para além dos pedaços fragmentados, sem deixar de reconhecer e utilizar o potencial desses saberes. Mas ajudar a usuários e trabalhadores a lidar com a complexidade dos sujeitos e a multicausalidade dos problemas de saúde na atualidade significa ajudá-lo a trabalhar em equipe.

SAÚDE DO TRABALHADOR

São as ações voltadas para práticas de prevenção da saúde dos Trabalhadores da Saúde, atingindo seu bem estar físico, mental e emocional.

DIRETRIZES E DISPOSITIVOS IMPLANTADOS

1. DIREITOS DO USUÁRIO

1.1 Visita Aberta - é um direito que todo usuário tem de receber visita das pessoas de seu vínculo afetivo durante qualquer período do dia de acordo com as normas hospitalares. Saiba mais ...
Esse dispositivo está implantado no hospital desde 2006, no período das 08 às 22 horas.
1.2 Programa para pais e acompanhantes - é um programa de Humanização Hospitalar coordenado pelo Serviço de Psicologia e Serviço Social, cujo objetivo é o atendimento integral de crianças / adolescentes, familiares e equipe.

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO FAMILIAR PARTICIPANTE - o objetivo é fornecer orientações aos familiares sobre direitos e deveres durante a hospitalização da criança / adolescente.

CASA DE APOIO é um programa desenvolvido pelo Serviço Social e AVOS (Associação de Voluntários da Saúde) visando oferecer albergue para os familiares das crianças e adolescentes hospitalizados.

APOIO ESPIRITUAL é um programa desenvolvido pelo Serviço de Psicologia que permite aos usuários o acesso aos diversos cultos religiosos e práticas filosóficas.

CLASSE HOSPITALAR é um programa implantado em 1999. Uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Educação e Desportos e Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de oferecer atendimento educacional proporcionando continuidade da escolaridade enquanto a criança permanece hospitalizada.

1.3 Programa de festa e recreação hospitalar - é um programa contínuo e obedecendo ao temário da época e utilizando atividades lúdicas e recreativas, coordenado pelo Serviço de Pedagogia e Associação de Voluntários da Saúde.

2. AMBIÊNCIA

2.1 Decoração sazonal - é um trabalho realizado pela Associação de Voluntários da Saúde (AVOS), decorando o hospital de acordo com as datas comemorativas.
2.2 Espaço cultural – é uma ação realizada continuamente no hall do hospital apresentando as mais diversas expressões artísticas cujos expositores são usuários trabalhadores da saúde gestores e redes sociais;
2.3 Atividades artísticas e esportivas - são ações desenvolvidas por seguimentos artísticos e esportivos que consiste na visita sistemática de ídolos para crianças / adolescentes, familiares, trabalhadores da saúde e gestores;
2.4 Painéis interativos educativos - são painéis educativos sobre saúde em que se utiliza temas de saúde sazonais e atividades artísticas possibilitando trabalhadores da saúde e usuários interagirem com esta atividade.

3. GESTÃO E CO-GESTÃO

3.1 OUVIDORIA - o Serviço de Ouvidoria do HIJG está implantado desde janeiro de 2003 e é operacionalizado por uma equipe composta de médicos, psicólogo e estagiários e é altamente sigiloso fornecendo respostas aos questionamentos e sugestões realizadas por usuários, rede social e trabalhadores da saúde. É operacionalizado na sala do Serviço de Humanização, no período da 8 às 16 horas e funciona 24 horas através de urnas e Portaria de Serviço do hospital.
3.2 CONSELHO GESTOR - é um órgão colegiado que exerce a função de co-gestor e é constituído de representantes dos vários seguimentos hospitalares e comunitários. Foi fundado em 2005 e se reúne trimensalmente deliberando questões encaminhadas pela Direção e GTH.
3.3 ESCUTA HOSPITALAR - É uma atividade realizada por um Médico, Psicólogo, Voluntária e Estagiárias que realizam uma visita hospitalar ouvindo todos os seguimentos envolvidos na vida hospitalar. Foi implantado em 2005 e ocorre trimestralmente e sempre que for necessário ouvir usuário, gestor e trabalhadores da saúde.
3.4 GRUPO DE TRABALHO DE HUMANIZAÇÃO (GTH) - foi fundado em 2000, e é constituído por diversos trabalhadores e usuários da saúde deste hospital, exercendo a função de co-gestores. O grupo se reúne semanalmente às quartas-feiras no horário de 10 às 12 horas. Possui regimento interno e plano de ação.
3.5 SAÚDE DO TRABALHADOR - implantado desde 2007, encontra-se em fase de estruturação física e funcional.
3.6 CLINICA AMPLIADA - está parcialmente implantada em algumas unidades de internação.

OUTRAS ATIVIDADES
1. Programa de apoio e orientação financeira aos trabalhadores da Saúde - este programa instrumentaliza os trabalhadores ao preenchimento de formulários como: imposto de renda, casa própria, empréstimos bancários.

2. Programa de interação comunitária - esta atividade envolve a comunidade em torno do hospital (Santa Vitória) com o objetivo de desenvolver um programa de educação, saúde e cultural.

3. Humanização de docência - é um projeto que envolve alunos da medicina e psicologia, com a meta de instrumentalizá-los nas práticas humanistas.

4. Projeto de pesquisa e humanização - consiste em realização de pesquisa através do Serviço de Atenção Humanizada, cuja abrangência são temas humanísticos e dentro da Política Nacional de Humanização.

5. Em fase de implantação, o projeto “cães amigos do hospital” consiste na visita dos cães – Joana e Gusmão. Os mesmos estão sendo treinados e adaptados para realizar acesso ao hospital como ação humanística, ajudando no tratamento das crianças hospitalizadas.

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800