COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA

CONHEÇA A COMISSÃO 

 

A Comissão de Farmácia e Terapêutica é uma instância colegiada, de caráter consultivo e deliberativo, que tem por objetivo selecionar medicamentos a serem utilizados no sistema de saúde nos três níveis de atenção. Além disso, a CFT assessora a diretoria clínica, na formulação de diretrizes para a seleção, padronização, prescrição, aquisição, distribuição e uso de medicamentos dentro das instituições de saúde. Com essa finalidade, uma CFT deve adotar critérios para a seleção e padronização dos medicamentos/produtos farmacêuticos, como:
a) registro no país em conformidade com a legislação sanitária;
b) necessidade segundo aspectos clínicos e epidemiológicos;
c) valor terapêutico comprovado, com base na melhor evidência científica em seres humanos, destacando a segurança, eficácia e efetividade, com algoritmo de escolha (fluxograma) de tratamento definido;
d) composição com única substância ativa, admitindo-se, apenas em casos especiais, associações em doses fixas;
e) o princípio ativo conforme Denominação Comum Brasileira (DCB) ou na ausência, Denominação Comum Internacional (DCI);
f) informações suficientes quanto às características farmacotécnicas, farmacocinéticas e farmacodinâmicas;
g) preço de aquisição, armazenamento, distribuição e controle;
h) menor custo do tratamento/dia e custo total do tratamento, resguardando segurança, eficácia, efetividade e qualidade de vida;
i) concentração, forma farmacêutica, esquema posológico e apresentação, considerando a comodidade para a ministração aos pacientes, faixa etária, facilidade para cálculo de dose ministrada e de fracionamento ou multiplicação de doses, bem como o perfil de estabilidade mais adequado às condições de armazenamento e uso.

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800