NOVAS REGRAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISAS 

CONHEÇA AS REGRAS VIGENTES

 

Caro pesquisador / pessoas interessadas em realizar pesquisas envolvendo seres humanos no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG)

Em março de 2019 a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina (SES-SC) publicou no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina de 18.03.2019 - Nº 20.976, a Portaria n° 213 de 15/03/2019, que criou a Comissão de Avaliação de Pesquisas – CAP. Ela estabelece que TODOS OS PROJETOS DE PESQUISA COM FINANCIAMENTO  EXTERNO a serem desenvolvidos nas Unidades de Saúde vinculadas a SES-SC têm que ser avaliados e aprovados por essa Comissão, ANTES de  submetê-los à avaliação ética dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) das respectivas instituições.

Assim sendo, o CEP-HIJG orienta os pesquisadores a, previamente à postagem dos protocolos de pesquisa na Plataforma Brasil (PB), submeterem os projetos à CAP-HIJG, cujo contato encontra-se descrito abaixo.

Somente após a aprovação da CAP-HIJG, os protocolos de pesquisa serão aceitos por esse CEP. Ademais, o documento de aprovação da CAP-HIJG passa a ser documento obrigatório a ser postado na Plataforma Brasil (PB) juntamente com os demais documentos da sua pesquisa.

Ressalta-se que essas orientações são válidas APENAS PARA PESQUISAS QUE ENVOLVEM FINANCIAMENTOS EXTERNOS ÀS UNIDADES DA SES.

O contato da CAP-HIJG: Fone: 48-3664-3154
E-mail: naqhhijg@gmail.com

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800