COMO SUBMETER PROJETOS 

SAIBA COMO SUBMETER PROJETOS PARA ANÁLISE DO CEP-HIJG
 

Caro pesquisador (a):

A PARTIR DE 2014 OS PROJETOS DE PESQUISA A SEREM SUBMETIDOS PARA AVALIAÇÃO DO CEP-HIJG DEVEM, OBRIGATORIAMENTE, SER CADASTRADOS NA PLATAFORMA BRASIL – Ver instruções da Plataforma (clique aqui).
Entretanto, em função de alguns problemas alheios à nossa vontade, É IMPORTANTE QUE VOCÊ PESQUISADOR PRESTE MUITA ATENÇÃO NAS ORIENTAÇÕES A SEGUIR:

A. TODAS AS PESQUISAS realizadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão têm que, ANTES DE INICIAR A COLETA DE DADOS, passar pela avaliação deste comitê de ética (CEP-HIJG) independente de já ter sido avaliada e aprovada por outro Comitê de Ética.

B. Se o pesquisador principal é vinculado ao HIJG (residente, funcionário, membro do Corpo Clínico, etc):
• Passo 1: cadastrar-se na Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf) como PESQUISADOR, seguindo o passo a passo da ferramenta eletrônica. Quando for solicitado: “Deseja vincular alguma Instituição de pesquisa?” você deve responder SIM e adicionar o HIJG como instituição.
• Passo 2: Após realizar este cadastro, ir para a aba PESQUISADOR e clicar em nova submissão. A Instituição Proponente DEVE SER O Hospital Infantil Joana de Gusmão.
• Passo 3: Verifique em nosso site as instruções de como elaborar um Projeto de Pesquisa e os documentos que devem ser anexados à Plataforma Brasil para sua adequada avaliação.

Lembramos que em muitas situações a tramitação de projetos para avaliação ética torna-se demorada em função da falta da apresentação dos documentos obrigatórios ou devido ao fato do projeto de pesquisa não estar adequadamente formulado. Portanto, para evitar transtornos e demora procure encaminhar o projeto ao CEP-HIJG seguindo as recomendações propostas neste site.

C. O pesquisador está vinculado à outra instituição, cadastrou o projeto de pesquisa na Plataforma Brasil que colocou como INSTITUIÇÃO PROPONENTE a universidade ou outra instituição de sua origem e o HIJG como INSTITUIÇÃO COPARTICIPANTE:
Nesta situação o projeto vai ser direcionado (pela ferramenta eletrônica) para o CEP da Universidade a qual o pesquisador (ou orientador) está vinculado (no cadastro de pesquisador). O CEP da Universidade de origem é quem vai fazer a Primeira análise do projeto e, mesmo ele estando aprovado por aquele CEP, não será possível a realização da pesquisa no HIJG, enquanto este CEP (CEP-HIJG) não aprová-lo também.

Lembramos aqui que ANTES DE SUBMETER O PROJETO DE PESQUISA A QUALQUER CEP o pesquisador deve apresentar o projeto ao serviço onde pretende que o mesmo seja desenvolvido. Por exemplo: caso queira fazer uma pesquisa com crianças atendidas pelo Serviço de Oncohematologia deste hospital, é IMPERATIVO que a Equipe de Oncohematologia conheça a proposta da pesquisa e concorde com sua realização previamente.
Em outras palavras, isto significa que, mesmo que seja um projeto brilhante, de grande interesse acadêmico e previamente aprovado pelo CEP da instituição de origem do pesquisador, a pesquisa só será realizada com a concordância previa do serviço e a aprovação do CEP-HIJG.

Dessa forma duas ações são possíveis:
• Opção 1: Em consonância às orientações que constam da CARTA Nº 0212/CONEP/CNS, o HIJG é a Instituição Proponente de uma pesquisa quando o Pesquisador Principal, o Orientador ou o Coorientador possui vínculo profissional com a Instituição ( HIJG)
• Opção 2: Se a pesquisa for desenvolvida, mesmo que somente uma pequena parte, no HIJG, ao cadastrar o projeto de pesquisa na Plataforma Brasil o pesquisador deverá cadastrar o "Hospital Infantil Joana de Gusmão" como instituição coparticipante.

OBS:
Sugere-se antes de submeter o projeto na Plataforma Brasil, entrar em contato conosco, para fazermos uma pré-avaliação do Projeto de pesquisa – isto possibilita que as inadequações possam ser resolvidas antes do trâmite na Plataforma Brasil. Esta pré-análise deve ser agendada pelo telefone (48 3664-3286 ou por e-mail cephijg@saude.sc.gov.br).
CASO VOCÊ TENHA ALGUMA DÚVIDA SOBRE COMO REALIZAR PESQUISAS NO HIJG ENTRE EM CONTATO CONOSCO.
Estaremos à disposição e teremos o máximo prazer em atendê-lo (a).

E-mail: cephijg@saude.sc.gov.br
Fone/Fax: (48) 3664-3286

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800