Parceria possibilita recuperação de pacientes do HIJG no Instituto de Cardiologia

Instituto de Cardiologia cateterismo Bruna Borges 3

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, montou um quarto no Instituto de Cardiologia (ICSC), em São José, para observação e recuperação dos pacientes do Infantil que passam por cateterismo cardíaco no ICSC. A parceria proporciona mais segurança aos pacientes, pois evita que sejam transportados imediatamente de volta ao HIJG após o procedimento.

O Serviço de Cardiologia do HIJG realiza cateterismos cardíacos em São José porque o ICSC possui aparelho de hemodinâmica, necessário ao procedimento. “Precisávamos de um espaço físico para observação dos nossos pacientes e isso foi disponibilizado pelo Instituto. Montamos com mobiliário e equipamentos do HIJG. O paciente sai do exame ou do procedimento de cateterismo, é levado para o quarto e fica em torno de seis horas em observação, com um cardiologista, uma enfermeira e um técnico de Enfermagem. Depois, é transportado novamente ao Infantil. Há um mês com este quarto com dois leitos, estamos muito mais tranquilos quanto à recuperação das nossas crianças”, ressalta a médica chefe da Cardiologia do HIJG, Marcia Mallmann Cappellari.

Instituto de Cardiologia cateterismo Bruna Borges 9

Dra. Marcia e o diretor do HIJG, Maxiliano de Oliveira, visitaram o diretor o ICSC, Tiago Meister Pinto, para agradecer a parceria. “Sabemos que a demanda do Instituto de Cardiologia é enorme, por isso a decisão de disponibilizar esse quarto representa um gesto de carinho importante ao Infantil. Agradecemos em nome de todas as crianças que eles estão ajudando”, disse Oliveira, enaltecendo também a participação decisiva do secretário de Estado da Saúde, André Motta, e do superintendente dos Hospitais Públicos Estaduais (SUH/SES), Marcio Mesquita Judice, para que a parceria pudesse ser concretizada.

O HIJG mantém uma escala de plantão de profissionais médicos e de Enfermagem para acompanhamento das crianças que passam por cateterismo no Instituto todas as quintas-feiras.
A cardiologista Mariana de Souza Parreiras, integrante da equipe, explica que a demanda por cateterismo aumentou muito porque as cirurgias cardíacas também aumentaram consideravelmente ao longo dos anos. “Cateterismo é cada vez mais um exame de diagnóstico e de procedimento, de intervenção, que evita uma nova cirurgia. A hemodinâmica está propiciando isso, o que é fantástico, porque não precisamos abrir uma criança novamente numa cirurgia. Isso diminui a morbidade desses pacientes, reduz o gasto com internação em UTI e com transporte para fora de Santa Catarina”, salienta a médica.
O cateterismo é um exame invasivo que não serve apenas para ajudar no controle da hipertensão arterial pulmonar, mas também no diagnóstico de outras patologias cardíacas.

A criança que necessita de cateterismo entra numa lista na qual a avaliação é feita por prioridade de urgências, sendo que esta fila está em 46 pacientes. “Estamos conseguindo fazer apenas dois pacientes por semana. Houve uma época, na pandemia, que não podíamos fazer cateterismo. Recentemente é que foi liberado”, observa Dra. Marcia, dizendo que a luta agora é para conquistar um aparelho de hemodinâmica para o HIJG.

Histórico do cateterismo infantil em SC

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) realiza cateterismos cardíacos no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC) há pelo menos 30 anos. Desde o início, o responsável foi o médico cardiologista Luiz Carlos Giuliano. No início, as cirurgias cardíacas no HIJG eram realizadas por profissionais que faziam cirurgia cardíaca de adulto e era comum solicitar cateterismo de diagnóstico.
O único lugar em Santa Catarina onde é possível fazer cateterismo cardíaco em criança é no ICSC, com o Dr. Giuliano. Passaram pelo Serviço de Hemodinâmica do HIJG a Dra. Vera Fernandes, Dr. Maurício Laerte da Silva e, por último, Dra. Marcia Mallmann Cappellari.

Instituto de Cardiologia cateterismo Bruna Borges 2