Menino curado de leucemia ganha despedida especial ao lado da PM no HIJG

O Ambulatório Oncológico Pediátrico Carlos Bastos Gomes, do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, teve uma movimentação especial na manhã desta terça-feira, 12, com a comemoração da cura do pequeno Benjamin Nickolas Rodrigues Neves, de cinco anos. A famosa “batida do sino”, que marca o fim do tratamento contra o câncer, foi diferenciada porque contou com a participação da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), além de familiares e amigos da criança, que aguardavam ansiosos na saída do ambulatório.

Conforme a mãe do menino, Débora Rodrigues, foi por volta dos dois anos de idade que ele começou a mostrar admiração pela PM. “Benjamin tem tios policiais militares e um dos tios deu uma farda para ele. Sempre que chegava da quimioterapia, pedia para colocar a farda e subia na moto de brinquedo. O perseguido era o cachorro Romeu”, recorda Débora.

Da fascinação pela PM, o convite dos pais de Benjamin para que a Corporação participasse do momento tão aguardado pela família. Policiais representando o 1º Comando Regional da PMSC vieram até o hospital, liderados pelo major Jafer Fredson Fernandes.

Foram dois anos e quatro meses de tratamento contra a Leucemia Linfoide Aguda (LLA). “A última quimioterapia foi no dia 8 de fevereiro e fizemos uma festa nas ruas. Ele tinha 90% de chance de cura, mas sabemos que também poderia parar no meio do caminho. Então, é emocionante finalmente bater o sino da vitória”, enfatiza a mãe.

Para Débora, o Hospital Infantil Joana de Gusmão e seus profissionais são uma bênção na vida de Benjamin. “O atendimento é maravilhoso, desde o pessoal da limpeza até os médicos, profissionais do Centro Cirúrgico, a Dra. Juliana Schmitz Dacoregio, que além de nossa médica foi nossa amiga. Enfim, todas as demais médicas da Oncologia, o pessoal da Enfermagem, a Camilla Mattos da recepção. É muito importante para os pais serem bem recebidos, porque quando a gente sabe da doença, a gente perde o chão. Temos muita gratidão pelo hospital infantil”, enaltece.

O percentual de sobrevida global dos pacientes oncológicos atendidos pelo HIJG atingiu a marca de 85%, comparável aos melhores centros nacionais e internacionais de tratamento da doença. O índice está publicado no Registro Hospitalar de Câncer.