HIJG promove Semana de Combate ao Câncer de Pele para servidores

O Núcleo de Saúde do Trabalhador e o Serviço de Dermatologia Pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) realizam triagem de lesão de pele nos dias 13, 15 e 17 de dezembro, das 11h ao meio-dia. A ação, que integra a Semana de Combate ao Câncer de Pele no hospital, é alusiva ao Dezembro Laranja, campanha nacional que reforça os cuidados de prevenção à doença.
Os atendimentos serão por ordem de chegada, no consultório da Saúde do Trabalhador (em frente ao RH), e disponíveis aos servidores efetivos, ACTs e terceirizados do hospital. O HIJG possui em torno de 950 servidores.
Durante a ação, também serão feitos alertas sobre os perigos da exposição prolongada ao sol e medidas de fotoproteção.
O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. O melanoma é outra apresentação do câncer de pele, sendo que sua incidência e mortalidade global aumentaram nas últimas décadas.
De acordo com a médica dermatologista pediatra Mayke Fabricia Steinbach, o melanoma está dentre as formas mais comuns de câncer em adultos jovens. “Apesar de sua maior agressividade, a detecção precoce e a retirada apropriada aumenta muito a chance de cura”, explica.

Alguns fatores de risco para câncer de pele:
– História familiar de câncer de pele;
– Pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;
– Pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol;
– Exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.