HIJG inaugura novo tomógrafo

HIJG inaugura novo tomógrafo

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Saúde (SES) entregou nesta quarta-feira, 19, o novo tomógrafo do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis. O equipamento, aguardado há anos pela unidade vai diminuir o sofrimento de pacientes e permitir dobrar a capacidade anual de realização de exames com mais qualidade para o diagnóstico por imagem. O investimento de R$ 3 milhões foi uma determinação do governador Jorginho Mello para reforçar a qualidade dos serviços oferecidos no hospital que é referência no estado.

A entrega foi realizada no auditório do hospital com a presença da secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, que destacou a importância do novo tomógrafo para atender as crianças que, muitas vezes, precisavam se deslocar para outras unidades hospitalares porque o antigo aparelho estava em manutenção.

“Agora estamos com um equipamento mais moderno, mudando a realidade do Joana de Gusmão e dando segurança para as nossas crianças e à equipe que atende os pacientes.” A secretária enalteceu ainda o trabalho desenvolvido no hospital pelos profissionais e voluntários que ajudam a manter a unidade.

“O hospital tem um corpo clínico técnico e de qualidade e somado a isso, a Associação de Voluntários (Avos) que apoia essa casa e quem aqui chega ou trabalha. Por isso nós vamos continuar investindo, algumas unidades já estão reformadas e outras que ainda precisam de melhorias”, afirmou Carmen Zanotto.

Para o diretor-geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Lery Hermes Rau, o novo tomógrafo é uma conquista para a saúde do estado. “Esse aparelho vem ser finalmente a solução de um problema que começou em 2015. Desde lá, a então direção do hospital vinha solicitando um tomógrafo, diante da frequente quebra do aparelho que estava em uso até dez dias atrás. Agora, a gente resolve o problema de quebras, intensifica o atendimento com excelência, passando de quatro mil para oito mil exames por ano. Além disso, a qualidade de imagens ajuda no diagnóstico mais correto”, disse o diretor-geral.

Rau acrescenta que trata-se do marco inicial das mudanças pelas quais vai passar o hospital infantil. “Isso porque nós sabemos que o governador Jorginho Mello e a secretária de Estado Carmen Zanotto têm como meta um novo Joana de Gusmão com um atendimento mais humanizado e moderno.”

Inaugurao do novo tomgrafo HIJG   19 de abril de 2023 9

Fotos: Ricardo Trida / Secom

Mais agilidade

Com uma tecnologia mais moderna, o novo tomógrafo reduz pela metade o tempo de realização dos exames. Atualmente são realizados em média, 12 exames diários. Com o novo equipamento será possível mais que dobrar esse número e reduzir em cerca de 70% os casos de pacientes que necessitam de sedação para realizar o exame.

Enquanto o antigo tomógrafo possuía 6 canais, o novo aparelho possui 80, reduzindo, por exemplo, de 40 para 4 segundos o tempo de realização de um exame de tórax. Para a instalação do novo tomógrafo foi necessária a reforma da sala no setor de Diagnóstico por Imagem, com as adequações de temperatura. O exame de tomografia é fundamental para o diagnóstico de diversas patologias. Somente em 2022, foram realizados no HIJG, 4282 exames atendendo 3229 pacientes.

Homenagem e anúncio

Durante o evento, a secretária Carmen Zanotto recebeu da ex-paciente, Jamily Durante, dois desenhos feitos por duas crianças que estão internadas no hospital. Um desenho foi entregue para a secretária e outro será enviado ao governador Jorginho Mello. O momento foi marcado pela emoção entre os participantes da solenidade.

Ao agradecer à menina pelo carinho, Carmem Zanotto anunciou que o trabalho, agora, é para a aquisição de um aparelho de ressonância magnética para o Hospital Infantil Joana de Gusmão.

“Com a ressonância magnética o setor de imagem ficará completo. E eu tenho certeza absoluta que o governador Jorginho Mello não medirá esforços para atender essa necessidade do hospital. Por isso, a gente já vai iniciar os trabalhos para preparar a sala e fazer o processo de aquisição do equipamento, aí sim teremos um grande serviço de imagem dentro dessa unidade. A tecnologia associada a um corpo clínico de qualidade é tudo o que nós precisamos no serviço público de saúde”, finaliza Carmen Zanotto.

Acompanharam a solenidade de entrega do novo tomógrafo ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, secretários de Estado, deputados, direção e funcionários do hospital.

Inaugurao do novo tomgrafo HIJG   19 de abril de 2023 7