HIJG conscientiza em data alusiva à luta contra o câncer infantojuvenil

HIJG conscientiza em data alusiva à luta contra o câncer infantojuvenil

Assista à reportagem especial do Governo de SC sobre o Serviço de Oncologia do HIJG clicando aqui.

 

O Serviço de Oncologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), referência no Estado de Santa Catarina no tratamento de crianças e adolescentes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aproveita o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantojuvenil, 15 de fevereiro, para conscientizar os catarinenses quanto à importância do diagnóstico precoce.

Para a chefe do Serviço, a médica pediatra oncologista Ana Paula Ferreira Freund Winneschhofer, as pessoas não devem ter medo de falar sobre câncer, e o dia internacional alusivo à data, criado em 2002, ajudou nesse processo de conscientização. “Essa movimentação, de falar sobre câncer, é para fazer com que as pessoas pensem. A maior causa de morte na infância, depois de acidentes, é o câncer. Por isso, a necessidade de disseminarmos o conhecimento sobre os sintomas, que devem ser notados pelos familiares e pelos pediatras”, alerta.

Entre os sintomas, lista Dra. Ana Paula, estão palidez, cansaço, recusa de alimentar-se, manchas roxas pelo corpo, sangramentos, dores de cabeça, vômito ao acordar, perda de peso, febre oscilante, dor ao caminhar e quando a criança pede muito colo. “A recomendação mais importante é: leve a criança regularmente ao pediatra. Pelo menos uma vez por ano. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, temos mais possibilidades de tratamento e de cura. Se os pediatras tiverem dificuldade no diagnóstico ou de encaminhamento para o serviço especializado, podem entrar em contato conosco”, orienta a médica.

Outro ponto importante na prevenção ao câncer infantojuvenil é manter as vacinações em dia. A vacina contra a hepatite e contra o HPV previnem contra alguns tipos de câncer, por exemplo. “A pandemia trouxe dificuldade na conscientização sobre a vacinação das nossas crianças. Porém, é importantíssimo manter o calendário vacinal dos nossos filhos em dia”, enfatiza a médica oncologista.

O diretor do HIJG, Dr. Levy Rau, observa que o percentual de sobrevida global dos pacientes oncológicos atendidos no hospital chega a 85%, comparável aos melhores centros nacionais e internacionais de tratamento da doença. “Temos muito orgulho do nosso serviço, que conta com médicos oncologistas e hematologistas, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e uma gama de profissionais multidisciplinares e de assistência, como odontopediatra, psicólogo e assistente social. Temos uma equipe não só especializada, mas muito comprometida. Para nós, esse dia 15 de fevereiro é importante pela conscientização que traz e para que a comunidade valorize ainda mais o nosso hospital, que presta um atendimento totalmente gratuito pelo SUS”, frisa.

Para o pai de paciente, Rodolfo Rogério Hass, a insegurança de saber que o filho estava com câncer foi amenizada pelo conforto prestado pela equipe do Serviço de Oncologia. “Todos os que trabalham ali são sensacionais. Digo que são de anjos para cima”, elogia.

O atendimento de referência conta com a parceria fundamental do terceiro setor, principalmente através da Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (Avos), que construiu o novo Ambulatório de Oncohematologia Carlos Bastos Gomes, espaço inaugurado em novembro de 2022, com recursos de doações da sociedade civil organizada, entre elas a Campanha Mc Dia Feliz.

No novo ambulatório, de 1.250 metros quadrados, os pacientes passam por consulta médica especializada, recebem as medicações e quimioterapias prescritas, curativos, punções e pequenos procedimentos médicos e de Enfermagem, além dos atendimentos multiprofissionais.

Em 2022 o ambulatório registrou 8.847 atendimentos, uma média de 737 atendimentos por mês. O mês de janeiro deste ano fechou com 722 atendimentos.

A unidade de Oncologia do HIJG realizou em 2022 um total de 278 internações, com 586 altas hospitalares. Em janeiro deste ano foram 25 internações e 41 altas hospitalares.

A presidente da Avos, Zélia Maria Silva Rocha, destaca a emoção que é o badalar do sino, cerimônia tradicional na oncologia que marca a vitória contra o câncer. “Quando os pacientes estão curados, têm direito de bater o sino. É um dia muito especial, que fica na memória deles'”, enaltece. A cerimônia acontece no espaço da família que fica no ambulatório. Voluntárias da Avos trabalham todos os dias no local, oferecendo lanches e brincadeiras para pacientes e suas famílias.

15 de fevereiro dia internacional de luta contra o cncer infantil 52687464486 o