(A)Gentes do Riso levam alegria ao HIJG com videochamadas às quartas-feiras

Agentes do Riso Divulga

Com a pandemia da Covid-19, palhaços e palhaças se reinventaram para continuar o projeto. Foto: Arquivo/(A)gentes do Riso

Os setores de Psicologia e Pedagogia Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) abrem as portas da instituição mais uma vez para receber o projeto (A)Gentes do Riso, que nesta nova fase será realizado até a segunda semana de dezembro de 2020, sempre às quartas-feiras à tarde.
A cada semana uma dupla diferente assume o plantão em encontros virtuais pré-agendados com algumas famílias. Para as demais crianças e servidores do HIJG, os (A)Gentes do Riso ainda preparam vídeos com pequenas pílulas de humor. O trabalho é viabilizado com recursos que foram obtidos por meio de uma campanha de financiamento coletivo.
Os (A)Gentes do Riso promovem encontros entre as palhaças e os palhaços e as crianças internadas, acompanhantes e familiares. A brincadeira que antes era presencial, agora é mediada por WhatsApp, devido à pandemia da Covid-19. A conversa acontece por texto, áudio, fotos, emojis, gifs e videochamadas, em encontros cheios de riso e afeto. “O trabalho dos (A)Gentes do Riso é um complemento à hospitalização. Essa alegria e festividade que a palhaçaria traz beneficia todo o tratamento da criança, pois ela se sente mais acolhida e leva uma memória afetiva do hospital”, ressalta a coordenadora pedagógica do HIJG, Cláudia Mattos Silva.
Fabiana Rodrigues, mãe do pequeno Thomas, primeira criança a participar das videochamadas em 2020, elogia a iniciativa. “O Thomas estava internado com Covid-19. Foram dias difíceis, mas a videochamada nos proporcionou uma tarde animada, de muitas risadas. Foi importante, o Thomas ficou muito mais alegre”, enfatiza.

Agentes do Riso Divulga 2

Há nove anos no Infantil

A Traço Cia. de Teatro, companhia teatral de Florianópolis, há 9 anos encontra no hospital infantil um ambiente aberto ao riso, ao movimento, ao mergulho na palhaçaria, sua linguagem de pesquisa. Já são mais de 100 mil sorrisos, em mais de 200 plantões (intervenções cênicas) no HIJG. “Devido às recomendações e restrições adotadas pela sociedade em função da pandemia de Covid-19, utilizamos nossas redes sociais para propagar o riso, a poesia e a brincadeira enquanto reformulamos o trabalho para esse contexto”, explica a coordenadora pedagógica do projeto, Débora de Matos, a (A)Gente Esmeralda.

 

  

 

 

Thomas, internado com Covid-19 na última semana de julho, participou da fase de testes do plantão virtual. Foto: Arquivo/(A)gentes do Riso